Travel #2 - Jardim Botânico da Ajuda



Para quem se lembra, um dos meus últimos posts foi sobre um outfit de quando fui a Lisboa. Lá visitei o Jardim Botânico da Ajuda e devo dizer que é realmente um local muito bonito em Lisboa, vale a pena visitar, apesar de atualmente estar fechado ao público, não me lembro bem porque, e de se pagar a entrada. Penso que os estudantes tem desconto. 

"Em Portugal, o jardim botânico mais antigo é o da Ajuda. A sua história remonta a 1755, depois do terramoto de Lisboa, em que o rei D. José I transferiu a sua corte, dos arredores da capital, para a Ajuda. Este local foi escolhido por esta zona não ter sido afectada aquando o terramoto. Em 1768, nasceu o Real Jardim Botânico. Domingo Vandelli foi o criador deste jardim, o qual transpôs para a capital portuguesa o jardim botânico da sua cidade natal, Pádua. No entanto, Vandello não iniciou os trablahos de construção do jardim sozinho, mas contou com a preciosa ajuda de Júlio Mattiazi, o primeiro jardineiro de Horto Botânico de Pádua.
A construção deste jardim, que tinha apenas como objetivo proporcionar lazer à familia à família real e educar os príncipes e netos do monarca, contava já nos finais do século XVIII uma valiosa colecção com cerca de 5000 espécies.
A primeira invasão francesa, em 1808, arrasa a maior parte das colecções do Real Jardim Botâico, comprometendo o plano expansionista do jardim. A reactivação do jardim só veio a acontecer com o regresso de D. Joao VI do Brasil e, com a proclamação da República, foi aberto ao público." In Wikipédia





6 comentários:

  1. Adorei estas fotos! O Jardim da Ajuda é lindo!
    Love, Annluck
    http://blackrosebyannluck.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado *.* É mesmo muito bonito, é pena morar longe!

      Eliminar
  2. Adorei as fotos, principalmente a do pavão branco. É LINDO!!!
    É pena a entrada ser a pagar. Aqui no Porto também temos o Jardim Botânico. É um espaço lindíssimo.
    Já te sigo ;)
    Beijinho

    http://cristianalifestyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fui ao do Porto e sou daí! Já te sigo também :)
      Beijinhos **

      Eliminar
  3. Nunca fui ao jardim botânico da Ajuda, mas tenho imensa vontade.

    Já te estou a seguir :)

    http://callmemisslilsusie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveita, vale mesmo a pena o dinheiro que se paga! :)
      Já segui de volta! beijinhos **

      Eliminar